Projeto Social Haiti

Nutrição para Famílias e Crianças

Em Novembro de 2018 o Pe. Marcos Leite e a Ivete Giehl foram visitar o projeto de Solidariedade no Haiti, com o intuito de conhecer „in loco” esta iniciativa de ajuda ao povo haitiano. Depois do teremoto de 2010 muitas famílias ficaram em situação de miséria e muitas crianças orfãs e sem nenhuma perspectiva de futuro. Assim sendo, entramos em contato com Irmãs Religiosas Brasilieras que foram enviadas para o Haiti para ajudar esse povo tão sofrido. Elas começaram um trabalho de evangelização e auxílio com as famílias mais necessitadas, principalmente às crianças com graves problemas de desnutrição. A fome é uma realidade constante no haiti e famílias inteiras comem, por vezes, somete uma vez por semana. Diante desta realidade sentimos, enquanto comunidade, o desejo de ajudar essas pessoas. Foi aí que iniciamos um projeto de adoção à distância, onde com 20Euros mensais famílias das nossas comunidades podiam favorecer às famílias haitiana um mês de refeições diárias. Inicialmente, adotamos 80 crianças e conseguimos, em 6 meses de ajuda tirar mais de 200 crianças da desnutrição. Diante disso, sentimos o desejo de ajudar mais, foi aí que o Grupo Vozes da Paz teve a iniciativa de criar um café solidário aos segundos domingos de cada mês para ajudar concretamente essas famílias. Com esses cafés, ajudas de muitos benfeitores e outras iniciativas das nossas comunidades conseguimos construir um Centro de Nutrição, onde muitas famílias e, principalmente, crianças são acolhidas diariamente pelas Irmãs Religiosas para refeições, cursos de viola, pinturas, bordados, trabalhos manuais, catequese, padaria comunitária… Venha, conhecer mais sobre este projeto e fazer parte desta família solidária. Para qualquer informação, ajuda, doação ou mesmo eclarecimentos, por favor, entrar em contato com o Pe. Marcos Leite ou a nossa secretaria da missão.        

População no Haiti

Haiti, conhecido como um dos Países mais pobres das Américas, ressaltando a fome, miséria, mortalidade infantil e demais necessidades sociais como um grande desafio na luta pela sobrevivência. Esta situação agravou-se ainda mais com o terremoto ocorrido no dia 12 de janeiro de 2010. Segundo o relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cinco milhões de pessoas vivem estado de desnutrição ou seja 44,5% da sua população ainda que esse número já tenha chegado a 63% da população em 1990. Sendo as crianças as maiores vítimas, pois ainda no ventre materno já convivem com a experiência da fome e muitas não chegam à um ano de vida.

Projeto Solidariedade Haiti

Características e Missão do Projeto

O Projeto de Nutrição iniciou-se desde o ano de 2015, com a chegada de Ir. Marlene Aparecida Avansi que é médica e atuou no Projeto Missionário durante um ano. Inicialmente ela começou atendendo toda a comunidade do Corail Cesselesse e os outros bairros vizinhos. Nestes atendimentos percebemos que a maioria que nos procuravam eram crianças e muitas delas em estado de desnutrição já avançada. Iniciou-se então um trabalho mais sistemático de acompanhamento à estas crianças e também de formação com suas famílias. Todas as atividades desenvolvidas têm como objetivo ajudar às mães a adquirir hábitos para prevenir a desnutrição e as crianças terem mais qualidade de vida. Como o Haiti é um dos Países, onde o acesso à alimentação ainda é privilégio de poucos, e a maioria das famílias, muitas vezes, não tem o alimento diário, o número de crianças desnutridas é muito grande e o nosso Centro de Evangelização não tem estrutura para o desenvolvimento desta atividade. O Projeto de Nutrição envolve o preparo das farinhas enriquecidas, o acompanhamento às crianças no seu desenvolvimento nutricional, a formação para suas famílias, encontro com as gestantes e produção de remédios caseiros como possibilidade de geração de renda. Esse modo, com a  construção de um ambiente próprio para o desenvolvimento de todas as atividades inerentes à melhoria das condições nutricionais das gestantes e crianças desde a concepção e o uso de produtos regionais no preparo dos alimentos e remédios, o Centro de Nutrição dar possibilidade de desenvolver um trabalho integrado com participação ativa das famílias, onde elas próprias possam estar preparando as farinhas enriquecidas, despertando nelas o cuidado e a responsabilidade para com os filhos e também promover atividades que favoreçam a geração de renda. Com este centro foi possível ampliarmos e qualificarmos o atendimento às crianças  e famílias desnutridas.

Como, A quem se destina e Por quê?

O Programa de Nutrição possui três modalidades:

  1. Crianças com Desnutrição Severa: Estas crianças de acordo com a gravidade, são encaminhadas para hospitais ou clinicas especializadas, em alguns casos necessitam de internamentos. O projeto de Nutrição assume todas as despesas hospitalar, medicamentos, transporte e alimentação do responsável. O processo de recuperação destas crianças acontece em parcerias com as Irmãs Dominicanas da Apresentação, que fornecem um tratamento especializado e o nosso Projeto se compromete de acompanhar sistematicamente estas crianças.
  2. Crianças Desnutridas, que conseguem se recuperar com o alimento do mamba (Pasta de amendoim e demais ingredientes) e a farinha enriquecida (mandioca, banana, batata, gergelim, milho, sementes, folhas…) Pois estes alimentos contem os nutrientes necessários para se fortalecerem, combater a anemia, aumentar a imunidade e o peso. Esta é a fase mais importante do nosso Programa, Pois funciona como preventivo para que elas não cheguem a desnutrição severa.
  3. Crianças que saíram da Linha da Desnustrição, mas necessitam alimentar-se mais um tempo com a farinha enriquecida devido a miséria em que passam e nem sempre tem o alimento diário.

Para contribuir participe do Café Solidário

Entre em contato para maiores informações
Compartilhar:
error: Conteúdo protegido!